quinta-feira, abril 29

PAULADA NA CONSCIÊNCIA

Como é bom quando a gente vê um filme que nos mostra o que realmente somos e para onde estamos indo. Desde Lost In Translation eu não levava uma paulada tão grande na consciência vendo um filme como ontem, quando eu finalmente vi As Invasões Bárbaras (Les Invasions Barbarens, Denys Arcand, Canada, 2003). Um tratado sobre a vida e a morte, a juventude e a velhice, e o que realmente importa, a amizade, o amor e a liberdade. Não há como não se identificar com os personagens do filme, cada um refletindo todas as dúvidas de todos nós. Uma obra-prima, daquelas de ver sempre que os problemas aparecem na nossa vida - ou seja, quase todos os dias. Vendo esse filme eu vi que não estou no caminho errado, ao renegar ao "cretinismo" e saber reconhecer a vida que eu tive e os amigos que eu fiz ao longo do tempo. Quando eu morrer, eu quero todos ao meu lado. Tomara que eu consiga fazer com que o resto da minha vida me proporcione uma boa morte, porque afinal de contas, estamos aqui justamente para isso.

E o filme, além dos grandes diálogos e de um elenco de primeiríssima linha, ainda tem as deusas Marie-Josée Croze (Nathalie) e Marina Hands (Gaelle), duas das atrizes mais casáveis que eu já vi no cinema. Perfeito!

Nenhum comentário: