quinta-feira, abril 1

DROPS MUSICAIS

Como minha situação financeira não anda das melhores, não tenho podido acompanhar como antes os lançamentos mais recentes no mundo da música. E como meu notebook from hell não consegue ficar com o Winamp funcionando junto com qualquer outra coisa, nem a internet tem me ajudado nesse sentido. Ainda bem que no tempo das vacas gordas eu consegui formar uma discoteca de respeito, o que tem me salvado nessa época de crise. Por ter mais de mil CD's, tem muitos discos que eu não cheguei a escutar como devia, ou mesmo alguns que eu fiquei anos sem botar a rodar. Um desses que ficou injustamente criando pó na prateleira foi o clássico do Happy Mondays, Pills'n'Thrills And Bellyaches. A banda foi uma das inventoras do que se costumava chamar de "som de Manchester", uma mistura de rock e acid house feita no início da década de 90 por bandas como Stone Roses, Soup Dragons e The Charlatans. O Mondays se diferenciava das outras bandas pela alta carga de elementos psicodélicos agregada ao som e ao estilo de vida de seus integrantes. Só pra ter uma idéia, Shawn Ryder, o vocalista, foi preso no Rio de Janeiro em 1991 quando eles vieram para o Rock In Rio 2, por trazer consigo uma mala cheia de ecstasy, quando nem se falava da droga no Brasil. O Mondays tem outra curiosidade: entre seus integrantes, estava o Bez, que era um cara que ficava dançando e tocando maracas podre de chapado nos shows. Quando perguntado sobre o porquê de Bez estar na banda, Shawn Ryder disse que "era ele quem levava as drogas nos ensaios, por isso nada mais justo que incluí-lo na banda".
Mas vamos ao som. Pills'n'Thrills é um disco perfeito de cabo a rabo, com músicas que fizeram muito sucesso na época - na Inglaterra, of course - e que influenciam o rock mundial até hoje. Kinky Afro, God's Cop, Loose Fit e Bob's Yer Uncle são nada mais do que geniais. No início de Loose Fit dá até para ouvir os caras fumando unzinho, e a chapadeira chega pra valer em Bob's Yer Uncle, com seu climão oriental. O disco dá pra ser entendido como uma festa, com a quebradeira rolando solta nas primeiras músicas para ir aos poucos se transformando num chill out.
Depois do término da banda, Shawn Ryder e seu fiel escudeiro Bez foram para a Jamaica e, entre uma bomba e outra, montaram o Black Grape, que lançou alguns bons discos mas nenhum que chegasse aos pés de Pills'n'Thrills. Hoje ninguém mais ouve falar dos dois, mas corre a boca pequena que eles estão ainda na Jamaica curtindo os produtos da ilha. Pelo histórico dos dois não é de se duvidar...

(...)

Mas deixando o Happy Mondays um pouco de lado, nas vezes que a ADSL cai e eu fico sem internet, vou dar uma conferida nos downloads noturnos. Geralmente eu faço o seguinte: anoto o nome das bandas que me chamam a atenção e baixo tudo o que acho. Esta manhã resolvi dar uma escutada no disco do Franz Ferdinand que eu tinha baixado alguns dias atrás mas que não tinha tido oportunidade de escutar. E qual foi a minha surpresa ao ver que é um PUTA disco! Extremamente influenciada pelo som das bandas dos anos 80 - Auf Asche é puro New Order - mas com uma pitada do indie rock dos anos 2000, eles são os primeiros da fila para a gravação de CD's. Você que tem um puta computador em casa deve estar estranhando essa frase, mas é que o meu notebook não tem gravador de CD, então eu tenho que esperar a minha irmã trazer o dela para casa, transferir os arquivos via cabo paralelo e daí gravar o CD. Você nào tem idéia de como isso é um saco de fazer! Ah, e como desgraça pouca é bobagem, os CD players da minha casa e o do carro não tocam CDs de 80 minutos, por isso eu tive que fazer uma engembração medonha de ligar o discman nas caixas de som de um PC velho que eu tinha para poder escutar minhas piratarias. É só assim que eu consigo escutar o novo do Outkast, por exemplo... Nóis é pobre mas se vira!!!

Nenhum comentário: