segunda-feira, março 29

O BARDO DE PORTO ALEGRE

Como eu não falei nada sobre o aniversário de Porto Alegrei na sexta-feira, vou aproveitar a deixa para também homenagear um músico que é a mais perfeita expressão do espírito portoalegrense. Para os gaúchos, ele já é mais que um ídolo, Nei Lisboa é o nosso Bob Dylan! Mesmo sem ser muito conhecido no resto do Brasil, Nei tem uma grande importância histórica no cenário musical gaúcho. Nei surgiu para a música no final da década de 70, com o espetáculo "Deu Pra Ti, Anos 70". Em 1983 lançou o disco independente Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina, cuja música título foi eleita a música mais importante do rock gaúcho segundo os leitores do jornal Zero Hora. Em 1988, Nei lançou o seu melhor disco, Hein?!, que foi marcado por uma tragédia pessoal na vida do cantor, mas que trouxe clássicos como Faxineira, Telhados em Paris e Fábula. Nessa época, Nei teve a oportunidade de ser lançado nacionalmente com a proposta de ter uma música na trilha da novela Top Model, da Globo, mas declinou. Kiko Zambianchi acabou aproveitando a oportunidade, mas sua regravação de Hey Jude, dos Beatles, mesmo tendo algum sucesso, acabou por jogá-lo ao limbo. Há males que vem pra bem...
Depois de Amém (1993), Nei deixou a música de lado para se dedicar ao birô de editoração eletrônica de sua propriedade. Mas, para a alegria dos fãs, Nei voltou em 1998 com o espetáculo Hi-Fi, onde fazia várias covers de clássicos do rock em versões voz/violão. O espetáculo virou disco e marcou a retomada de sua carreira musical. Em 2002, várias bandas do cenário do rock gaúcho se reuniram no tributo Baladas do Bom Fim, onde artistas como Tom Bloch, Groove James, Frank Jorge e Da Guedes revisitaram sucessos da carreira do cantor.
Pessoalmente, Nei Lisboa é um dos meus maiores ídolos. Suas letras beiram a perfeição, e sua voz marcante fazem com que seja uma injustiça o resto do Brasil não conhecer a sua obra. Enquanto isso, proliferam-se os Zeca Baleiros e Jorge Vercilos da vida... Dê uma olhada em duas letras - na minha opinião, suas melhores letras - e veja se eu não tenho razão de idolatrar o cara:

RIMA RICA / FRASE FEITA

Desculpe, meu bem
Se ontem te fiz chorar
Mas a vida é assim mesmo
Não se pode exigir
Pouco dá pra esperar
Muito obrigado por tudo
Pelo teu suor, pelos teus gemidos
E espero que a minha estupidez
Cicatrize teus sentimentos feridos
Nasci e morro assim, só
Perdido no escuro, dentro de mim
E vou cruzando o barro
Vou comendo pó
Até que chegue o fim
Mas a força eu retiro
Sugo feito vampiro
De saber que as estrelas
Também vivem sós
De um cigarro amassado
De uma rua deserta
De outros que até eu posso sentir dó
Da menina de olhos grandes como a lua
De uma noite sentindo tua carne crua
E dos bares, das festas
Dos vinhos, serestas
Das mentes infestas de podres horrores
De mil desamores
Do chope das quatro
Desse louco mundo putrefato
Dessa grande peça de teatro







ROMANCE

Todas as bobagens que eu já disse
Dariam pra encher um caminhão
Mesmo assim encontro no caminho
Milhares mais otários do que eu
Por isso meu amor
Não leve tão a sério
Nem o que eu digo
Nem o que eu deixo de esconder

Não vai ter graça o dia
Em que eu bater a porta
E você não abrir pra responder
Todas as pessoas que eu conheço
Cabem bem juntinhas na palma da mão
Pra você guardei um universo
Quando falta espaço, eu faço um verso
E durmo na canção

Por isso meu amor
Não pense que é brinquedo
Eu tenho medo e morro de paixão

Não vai ter graça o dia
Em que eu abrir a porta
E a tua mão vazia disser não

Todas as bobagens que eu já disse
Dariam pra encher um caminhão
Pra você guardei um universo
Quando falta um verso, peço teu perdão

Por isso meu amor
Não leve tão a sério
Se eu morro de medo, brinco de paixão
Não vai ter graça o dia
Em que eu te vir na porta
E não souber se entro ou faço uma canção

Nenhum comentário: