quinta-feira, março 25

EUODEIOASOLANGE.COM.BR

Segundo a Mixelitta, o site Eu Odeio A Solange está despertando a ira do movimento negro por causa de um macaco que tem na abertura do site. Ela coloca a sua opinião sobre a questão racista no Brasil, o que eu concordo plenamente. Racismo é sempre considerado como sendo uma via de mão única, do tipo "brancos contra negros", "todos contra os judeus", etc. O problema é que poucos entendem que racismo é um preconceito bilateral, assim como os negros podem - e tem todo o direito - se sentir inferiorizados com algumas atitudes dos brancos, a recíproca também é verdadeira. Por exemplo, aqui em Porto Alegre tem um lugar muito bacana, o Gê Powers, uma danceteria que toca todos os tipos de black music, portanto, é frequentada por negros na sua maioria. Uma vez, minha ex-cunhada estava lá dançando com uma amiga do lado da sua mesa quando um grupo de garotas negras simplesmente tomou conta da mesa sem pedir licença. Quando minha ex-cunhada falou que estava na mesa, uma das garotas respondeu: "sai daqui, sua branquela, esse lugar é nosso". Minha ex-cunhada foi embora sem reclamar, porém indignada. A pergunta que fica é, será que ela poderia processar as garotas por racismo? Ou melhor, se processasse, ganharia a causa? Outro exemplo clássico é a reserva de vagas para negros nas universidades. Ora, se os negros não tivessem como entrar numa faculdade com seus próprios méritos, não veríamos tantos negros formados. Aliás, os negros que estão na faculdade e que entraram pelo método normal, o vestibular - que, por sinal, não faz distinção de cor - não concordam com essa medida. Eu, como branco, me sinto discriminado por saber que uma pessoa, somente por ser negra, tem mais vantagens do que eu para entrar numa universidade. Mas não posso me manifestar nem criar um tipo de "movimento branco", sob pena de ser tachado de racista ou pior, nazista, coisa que não sou...
Nem todos tem as mesmas condições para subir na vida, mas isso independe de ser negro, branco, amarelo, árabe, judeu. O que faz com que as pessoas superem as dificuldades e vençam é simplesmente sua competência e sua perseverança. Os imigrantes europeus que vieram para o Brasil eram tão discriminados como os negros escravos, mas mesmo assim conseguiram vencer com muito trabalho. Temos vários exemplos disso, dê uma olhada nos italianos da serra gaúcha e nos alemães do Vale dos Sinos. Hoje em dia, não dá mais para aceitar a desculpa de que o negro é coitadinho, que não tem chance. Com trabalho, com estudo e com perseverança, todos nós, independentemente da raça, temos condições de vencer na vida. Esse discurso de "eu sou discriminado por ser negro" é coisa de gente frustrada. O negro que é bem sucedido não concorda com isso. Frustração é um defeito do ser humano, branco, negro, amarelo, enfim, todos nós. Então, vamos deixar de bobagem e trabalhar...
Bom, a questão é que acabei me estendendo nesse assunto. Eu só queria dizer que eu também odeio a Solange - e não é porque ela é negra, mas porque ela é BURRA e ARROGANTE - portanto, já coloquei o link ali ao lado... Ah, e quanto ao macaco - que por sinal já foi tirado do site - não está lá porque a Solange é negra, e sim porque ela é COLORADA, hehehe...

Nenhum comentário: