terça-feira, março 16

MACHÃO METAL

O Judas Priest é uma das bandas que inventou o estilo de música que popularmente chamamos de heavy metal. Desde as roupas, a atitude e a própria sonoridade, o Judas foi um dos pioneiros e uma das bandas que influenciou todas as novas gerações. Não teríamos o chamado metal melódico de bandas como Helloween e Gamma Ray se na década de 70 Rob Halford não desse os seus gritinhos agudos como em The Green Manalishi e The Ripper. K. K. Downing e Glenn Tipton formam uma dupla de guitarristas de qualidade, rapidez e sintonia incomparáveis, como se pode ver em Victim Of Changes e Diamonds And Rust (cover da cantora folk Joan Baez). O estilo de se vestir do Judas também se tornou um dos ícones do heavy metal, com suas roupas de couro e tachinhas, infuenciando diversas bandas como o Manowar e praticamente toda a cena da New Wave Of British Heavy Metal, como o Iron Maiden e o Saxon. O Judas teve uma carreira de ascendente sucesso durante quase vinte anos, até que o vocalista Rob Halford anunciou sua saída da banda em 1992, um ano depois de fazer um show antológico no Rock In Rio 2 e depois de lançar o disco Painkiller, considerado por muitos o melhor do Judas. Muito se falou sobre o fim da banda, mas a entrada do vocalista Tim "Ripper" Owens, um garoto que cantava numa banda cover do Judas Priest. Com Owens o Judas lançou mais três discos, muito bons. Em 2003, o Judas Priest anunciou a volta de Rob Halford aos vocais, deixando milhares de fãs felizes e na espera do próximo disco que deve sair ainda esse ano.
A história da banda tem fatos curiosos. Rob Halford chocou o mundo metálico ao revelar a sua homossexualidade, logo ele que era um dos maiores casca-grossas do heavy metal. Algum tempo depois, correram boatos que ele estava tendo um caso com Phil Anselmo, vocalista do Pantera, outro que era acima de qualquer suspeita. A história de Halford, assim como a entrada de Tim Owens no Judas Priest, inspirou o filme Rockstar, de 2001, com Mark Wahlberg no papel principal. Em 1999, a família de dois jovens americanos processou o Judas Priest por ter supostamente infuenciado o suicídio dos garotos com suas músicas. A banda foi absolvida, porém o fato abalou a carreira do Judas, fazendo com que eles tivessem vários shows cancelados.
Para quem não conhece muito bem a banda (se é que existe alguém...), recomendo o disco ao vivo Unleashed In The East, de 1979, que traz os clássicos Running Wild, Tyrant, Delivering The Goods, Diamonds And Rust e Sinner, além de The Green Manalishi, numa interpretação histórica de Halford. Duvido que, escutando esse disco sozinho em casa, você não fique inspirado a tentar imitar os agudos de Halford. Se não conseguir, não se preocupe, ninguém consegue.

Judas Priest
Um dos inventores do heavy metal, Judas Priest

Nenhum comentário: