sexta-feira, junho 25

QUANDO A VIDA COMEÇA?

Todo mundo já ouviu aquela frase: "a vida começa aos quarenta". Até hoje eu não sei se a frase é uma verdade ou um prêmio de consolação para aqueles que tecnicamente já podem ser chamados de coroas. Se ela for verdadeira, o que eu fiz até agora, já que tenho apenas trinta anos de idade? Nada? Realmente não fiz muita coisa, ao menos nada daquilo que esperavam que eu fizesse - fortuna, filhos, casamento... Em compensação fiz coisas que muita gente nunca nem imaginou, coisas que me deram uma experiência de vida bem razoável para minha idade.

Quando eu fiz trinta anos, em setembro passado, confesso que me bateu um certo pavor, ainda mais porque nos meses seguintes houveram fatos que me desestabilizaram profundamente. Meu inferno astral parecia que nunca iria acabar. Mas a verdade é que acabou, e hoje, rumo aos 31 anos, estou bem mais feliz comigo mesmo e vejo que muitas das coisas que eu julgava certas na verdade eram apenas sintomas de acomodação, e não de estabilidade como eu pensava. Hoje consigo ver tudo de uma forma diferente, mais racional, mais sensata. Sei exatamente o que eu NÃO quero da vida. Há quem diga que estou errado em não tentar enxergar o que eu quero pra minha vida, mas sabendo o que eu não quero, o caminho para a felicidade fica bem mais curto. Hoje tenho confiança suficiente em minhas escolhas, quando uma coisa não me agrada, sei logo que não é para mim. Talvez ainda tenha que desenvolver um pouco mais a capacidade de seguir em frente, mas não andar pra trás já é um bom começo.

Então, respondendo a pergunta que dá título ao post, digo que a vida começa quando você consegue diferenciar o que te agrada do que não te serve. Eu hoje consigo fazer isso com muita competência. Para isso você tem que ser meio egoísta e não se preocupar com os sentimentos nem com as ambições alheias. O que está em jogo é a SUA felicidade, não a dos outros - por mais que as vezes sua felicidade seja a causa da felicidade dos outros, e vice-versa. A idade é o que menos interessa. Você pode aprender a fazer isso com 20, 30 ou 60 anos, mas um dia você tem que começar. E quando você conseguir, pode ter certeza que sua vida começou de verdade, as portas se abrirão e a verdadeira felicidade já vai poder ser vista lá no finzinho do túnel.

Que venham os 31. E os quarenta. E quantos mais vierem...

Nenhum comentário: