terça-feira, julho 20

SOBRE MENINOS E LOBOS

Fuck Baudrillard! Clint Eastwood, quem diria, aquele cowboy bronco dos spaghetti westerns veio me dar nova esperança em relação ao cinema. Sobre Meninos e Lobos é daqueles filmes que dá gosto de ver. Dá pra encontrar de tudo lá: drama, ação, suspense. O filme conta a história de três amigos de infância que se afastam depois de um acontecimento trágico com um deles, Dave (Tim Robbins), vítima de pedofilia. O tempo passa e eles acabam se reencontrando por causa do assassinato da filha de Jimmy (Sean Penn), um comerciante que tem um passado violento de crimes e prisões. O terceiro menino já crescido, Sean (Kevin Bacon), é o policial encarregado do caso, que tem Dave como principal suspeito.

Como em todo bom filme policial, o mote do filme é a busca pelo verdadeiro assassino, mas Sobre Meninos... não fica só por aí. Eastwood, mesmo com uma discreta, porém brilhante, direção, acrescenta elementos de drama e mostra como cada um dos personagens reagiu em relação ao acontecimento do passado. O filme fala das escolhas pessoais e da maneira que o destino traça o caminho das pessoas mesmo quando elas tentam fugir desse caminho. Os atores são as principais atrações do fime. Sean Penn, vencedor do Oscar, tem momentos memoráveis como o pai em busca de vingança pela morte da filha, e Tim Robbins simplesmente tem a melhor atuação da sua carreira, no papel do angustiado Dave, que luta constantemente com o trauma da sua infância. Além deles, ainda temos as participações corretas de Kevin Bacon, Lawrence Fisbourne e de Laura Linney, que com apenas uma fala justifica a escalação de uma atriz de seu porte no pequeno papel da mulher de Jimmy. Não cabe, lógico, contar o final - que pode ser discutido nos comentários do post - mas posso dizer que não espere um final feliz. Assim como a vida real, Sobre Meninos... tem um final condizente com a trajetória dos personagens, e é aí que reside a sua qualidade. Veja o filme e depois me diga: o que Sean e Jimmy quiseram dizer naquela troca de olhares no desfile?

Enfim, um filmaço, que só não pode ser considerado uma obra-prima por causa de algumas cenas dispensáveis. Porém, essas cenas dão ainda mais vontade de ler o livro, que deve ser muito mais interessante que o filme. Tá na fila... Nota 9

Sobre Meninos e Lobos
Sean Penn e Tim Robbins rapando as fichas em Sobre Meninos e Lobos.

Nenhum comentário: