domingo, julho 4

"EMOÇÕES"

Quando eu tinha uns 15 anos de idade e o disco do Iron Maiden não saía do meu aparelho de som, eu escutava minha mãe escutando Roberto Carlos e ficava indignado. "Como é que tu consegue gostar desse cara", eu perguntava. Minha mãe só respondia: "quando tu ficar mais velho tu vai entender porque e vai gostar também". Sinceramente, mesmo sabendo do passado roqueiro do cantor, não conseguia imaginar que, 15 anos depois, eu iria gostar tanto daquelas mesmas músicas e que iria passar pela mesma situação da minha mãe. Hoje, escutando o Acústico gravado ano passado, meu irmão de 11 anos fez a mesma pergunta que eu costumava fazer, e eu dei a mesma resposta que minha mãe costumava dar. Tudo fez mais sentido. Você não consegue explicar a beleza daquelas músicas para um adolescente que ainda não provou de tudo de bom e de ruim que o amor pode oferecer. NInguém nunca falou de amor melhor que Roberto Carlos, o único que consegue falar de dor-de-cotovelo sem parecer corno ou bicha. Músicas como Detalhes, Outra Vez, Cavalgada, Emoções, Como Vai Você, Amor Perfeito, Sua Estupidez, Falando Sério, e A Distância, entre outras, justificam o título e mostram porque ele é chamado de REI há quarenta anos.

Eu nunca tinha visto um show do Rei antes. Descobri que vê-lo cantando ao vivo todas essas músicas é uma emoção indescritível. Você entra num mundo à parte, de romance, alegria e emoção. Mesmo tendo um ranço de especial global de fim-de-ano, o show é um verdadeiro espetáculo que deve ser visto ao menos uma vez na vida. Dono de uma extrema simpatia, todos aqueles maneirismos que fazem a alegria dos imitadores, são apenas parte do imenso carisma do Rei no palco. As músicas vão do mais puro rock à mais rasgada balada, levando o espectador do riso às lágrimas em segundos, sempre executadas por uma orquestra pra lá de talentosa e acompanhadas de um espetáculo de luzes digno de um show do primeiro mundo - vide a apresentação de Cavalgada, impressionante. As letras vem instantaneamente à cabeça e você tem que se censurar para não acompanhar a histeria que toma conta das coroas que lhe cercam com cartazes e gritos de paixão pelo cantor. Depois do show, a sensação é de puro êxtase, de quem viu uma coisa digna de se contar aos netos. As emoções ficam à flor da pele e você se sente um ser humano mais completo, daqueles que amam, que sofrem e se alegram com o amor e que celebram isso dizendo "EI, EI, EI! ROBERTO É NOSSO REI"!!! Não concorda? Então tente escutar Detalhes sem encher os olhos d'água...

P.S.: Um agradecimento especial à minha namorada, a mulher mais VIP do mundo e que me proporcionou este momento mágico no dia em que completamos um mês de namoro. Um beijão pra ti, gatinha! Essa é em tua homenagem: "eu não vou saber me acostumar sem sua mão pra me acalmar / sem seu olhar pra me entender, sem seu carinho, amor, sem você".

Roberto Carlos
The King

Nenhum comentário: