sexta-feira, maio 13

O FILME MAIS NERD DE TODOS OS TEMPOS

Mais um filme independente que rouba a cena. Napoleon Dynamite (Jared Hess, EUA, 2004) foi lançado no circuito independente dos EUA e surpreendeu ficando várias semanas em cartaz e aparecendo várias vezes entre os 10 filmes mais vistos, ao lado de filmes como Celular, Colateral e Resident Evil. O filme conta a história de Napoleon (Jon Heder), um nerdaço esquisitão e desajeitado que resolve fazer o impossível: o amigo Pedro (Efren Ramirez) a ganhar a eleição para presidente dos alunos do colégio. Em meio a isso, Napoleon tem que conviver com a sua estranha família: seu irmão Kip (Aaron Ruell), um webconquistador de 31 anos e seu tio Rico (Jon Gries), um quarterback fracassado que não saiu de 1982. Humilhado pelos garotos populares de sua escola, desajeitado com as meninas, sem muitos amigos, Napoleon é nerd e assume sua nerdice em todos os frames do filme.

Porém, mesmo com todos esses clichês, Napoleon Dynamite é originalíssimo. Não é mais um daqueles filmes em que os nerds se dão bem no final (bem, até que se dão bem, mas não como estamos acostumados a ver). O diretor estreante Jared Hess mostra que nem todos os nerds são pessoas talentosas atrás de uma aparência estranha. Ás vezes são apenas losers mesmo, mas nem por isso deixam de serem felizes do seu jeito. O ator que faz o papel principal, Jon Heder, não poderia ser mais perfeito para o papel. Só de olhar pra ele dá pra se notar que estamos lidando com um nerd clássico - seu penteado é uma clara referência ao Poindexter, do clássico oitentista A Vingança dos Nerds, lembra? E por falar nos anos 80, o filme - como todo bom filme nerd - está cheio de referências à década passada,.a ponto de ás vezes acharmos que se trata de um filme da época. O humor de Napoleon Dynamite é diferente do usual. As piadas não são escrachadas, mas podemos dar ótimas gargalhadas com as situações bizarras do cotidiano de Napoleon e sua família - a cena em que Napoleon testa a máquina do tempo que Uncle Rico comprou pela internet é uma das mais engraçadas dos últimos tempos. Por isso, pode ser que muitos achem o filme ruim, chato e sem graça.

Mas os que gostaram do filme - e não são poucos - o alçaram a um patamar de cult. Por exemplo, a camiseta promocional da campanha de Pedro virou mania entre a juventude americana. O filme ainda está entre os principais indicados ao MTV Movie Awards deste ano, com 3 indicações: Melhor Filme (junto com blockbusters como Homem Aranha 2 e Ray), Revelação Masculina (Jon Heder) e Melhor Performance Musical (a Election Dance de Jon Heder, na cena mais engraçada do filme). Talvez se levar algum prêmio desses, Napoleon Dynamite seja lançado no Brasil, mas certamente sairá em video. Se você gosta de filmes como... não, não dá pra comparar com nenhum outro filme. A graça de Napoleon Dynamite está na sua originalidade, e só por isso já merece ser visto.


Eu quero uma camiseta dessas!

Nenhum comentário: