quinta-feira, junho 16

O MELHOR FILME DE NATAL DE TODOS OS TEMPOS!

Eu realmente sou exagerado nas minhas declarações cinematográficas, mas essa afirmação é verdadeira: Papai Noel Às Avessas (Bad Santa, Terry Zwigoff, EUA, 2003) é, sem dúvida, o melhor filme natalino já feito. Você deve estar se perguntando o porquê do filme ter sido lançado nas locadoras brasileiras tão longe do Natal, não é? Certamente para não haver o perigo de que algum pai desavisado alugue o filme pra seu inocente filhinho. Bad Santa não é, de nenhuma forma, indicado para crianças. O filme tem um humor negro e uma incorreção política que chega a dar náuseas, seja de tanto rir, seja de indignação mesmo. É um filme feito para chocar.

Willie (Billy Bob Thornton) é um canalha bêbado e tarado que se veste de Papai Noel em dezembro com a intenção de roubar os shoppings na noite de Natal, juntamente com o seu sócio-duende-anão Marcus (Tony Cox). Ele não se preocupa nem um pouquinho em agradar ninguém, muito menos as crianças, destinando todo o seu tempo a beber e transar com qualquer uma que apareça na frente - se for gorda, melhor. Porém, sua vida começa a mudar quando ele conhece um garoto totalmente desajustado (Brett Kelly) que acredita piamente que Willie é realmente o Papai Noel de verdade. Devido a alguns contratempos, Willie acaba indo morar na casa do menino, não sem antes limpar o cofre da família e usar a BMW que está na garagem como se fosse sua. Daí em diante, situações engraçadíssimas e constrangedoras se enfileram na tela, até o final feliz - ma non troppo.

Bad Santa, originalmente uma idéia dos irmãos Joel e Ethan Coen, é, antes de mais nada, um filme de Billy Bob Thornton. Que ele é um ator espetacular ninguém duvida, mas dessa vez ele atinge o seu auge. Destilando impropérios com aquela sua cara de loser característica, Billy Bob faz o papel de sua vida. Seus diálogos com o menino Brett Kelly - também numa atuação genial - são de rachar o bico de tanto rir. O filme ainda conta com os hilários Tony Cox - o anão de Eu, Eu Mesmo e Irene - e Bernie Mac.

Então, você já está avisado. Não veja Bad Santa achando que vai ser mais um filminho fofinho de Natal. Só pra se ter uma idéia, segundo o IMDB, a palavra "fuck" é dita 147 vezes, enquanto "shit" aparece 34 vezes. Esses e mais outros somam um total de 243 palavrões durante o filme. Isso sem contar as barbaridades que incluem sexo anal num provador, uma surra dada por Willie num adolescente e a destruição de um presépio por um Papai Noel podre de bêbado na frente de várias crianças.


"O bicho está pegando no Pólo Norte. A Mamãe Noel me pegou trepando com a sua irmã. Posso ficar na sua casa?"

Nenhum comentário: