sexta-feira, dezembro 22

OS MELHORES DE 2006

Como não poderia deixar de ser, aí vai a minha lista dos melhores discos e filmes de 2006. O único critério usado foi o da honestidade: só entraram os discos que eu escutei e os filmes que eu vi. Por isso, não levem muito a sério, já que nesse ano a correria de campanha política e trabalho não me deram muito tempo livre.

DISCOS

1.Guillemots, Through The Window Pane: Eu demorei pra começar a gostar, mas quando deu o estalo, não parei por uns dois meses. Um disco que se redescobre a cada audição. Destaques: Trains to Brazil e Annie Let's Not Wait.

2.Muse, Black Holes And Revelations: Taco a taco com o Guillemots, foi a grande surpresa, já que eu não era muito chegado no som dos caras. Uma seleção do melhor do rock'n'roll dos últimos 20 anos num disco só, e tudo ao mesmo tempo. Destaques: Invincible e Starlight.

3.The Dears, Gang Of Losers: Um dos casos felizes em que a banda melhora no segundo disco. E tem a (talvez) melhor música do ano: You And I Are A Gang Of Losers. Destaques: a própria e Ballad Of Humankindness.

4.The Killers, Sam's Town: Teve muita gente que não gostou. Mas eu, um fã de carteirinha da banda, não me decepcionei nem um pouco. Sem dúvida, uma das maiores bandas do planeta. Destaques: Bones e For Reasons Unknown.

5.Snow Patrol, Eyes Open: Tem Chasing Cars. Merece estar nessa lista só por isso. Destaques: Chasing Cars e ... Chasing Cars.

6.Boy Kill Boy, Civilian: Pelo nomezinho parece ser mais uma daquelas bandinhas emo, mas o som dos caras é sensacional. Destaques: Showdown e On And On.

7.Raconteurs, Broken Boy Soldiers: Jack White e Brendan Benson tocando rock'n'roll de verdade (leia-se, acompanhados de um baixista e um baterista de verdade). Um upgrade do White Stripes. Destaques: Steady As She Goes e Broken Boy Soldier.

8.James Dean Bradfield, The Great Western: Dá pra dizer que é o novo do Manic Street Preachers. Chega, né? Destaques: Bad Boys And Painkillers e Run Romeo Run.

9.Paolo Nutini, These Streets: O mentiroso do ano: tem nome de italiano mas é escocês, tem voz de negro americano (Al Green), mas é um branquelo de 19 anos, parece pop mas é R&B da melhor qualidade. Destaques: Jenny Don't Be Hasty e Last Request.

10.Hope Of The States, Left: Indie rock com toques épicos. Emoção pura sem ser meloso. Destaques: The Good Fight e Left.

11.I'm From Barcelona, Let Me Introduce My Friends: A minha mulher gosta muito. Eu também. E quem escutar também vai gostar. E todos juntos iremos cantar. Destaques: We're From Barcelona e Treehouse.

12.TV On the Radio, Return To Cookie Mountain: Impressionante como um troço tão estranho pode ser tão bom e, ao mesmo tempo, pop. Destaques: Province e Playhouses.

13.The Feeling, Twelve Steps And Home: A típica banda que você vai ouvir primeiro e gostar, mas quando começar a tocar no radio, você vai odiar. Destaques: Strange e Blue Picadilly.

14.The Fratellis, Costello Music: Ueba! Rock com punch e senso de humor. Fazia tempo... Destaques: Henrietta e Creepin' Up The Backstairs.

15.Midlake, The Trials Of Van Occupanther: O disco perfeito para escutar sozinho com as luzes apagadas. Destaques: Roscoe e It Covers The Hillside.

FILMES

1.V de Vingança (V For Vendetta): Para os indignados com a política mundial, um manifesto da força do povo. Ou um novo 1984. Enfim, o melhor filme do ano.

2.Os Infiltrados (The Departed): Depois de tentar ser um diretor de épicos - e se dar muito mal -, Scorcese ressucita voltando às origens e acertando a mão. Filmão!

3.Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan: De se cagar de rir. Não, você não leu errado. Um filme tão politicamente incorreto não podia ser descrito de outra forma.

4.Boa Noite e Boa Sorte (Good Night And Good Luck): Putz, eu queria ser o George Clooney! A mulherada toda babando, uma grana furiosa no bolso e agora o cara ataca de diretor e se dá muito bem. Um baita filme, com estilo e consistência.

5.Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine): O engraçado nesse filme é que, mesmo tendo um elenco de primeira (Greg Kinnear, Toni Collette, Steve Carell), o personagem principal é uma Kombi caindo aos pedaços. De rir e chorar.

6.X-Men 3 - O Confronto Final (X-Men 3 - The Last Stand): Enquanto o Bryan Singer foi estragar o Superman, Brett Ratner assumiu a franquia e fez um filmão. A sequência do Magneto mudando a Golden Gate de lugar entrou pra história do cinema.

7.O Plano Perfeito (Inside Man): Nesse caso, a tradução em português não poderia ter sido mais perfeita. Spike Lee ensina como roubar um banco.

8.Johnny & June (Walk The Line): Joaquin Phoenix foi injustiçado pelo Oscar. Uma homenagem à altura de Johnny Cash.

9.A Marcha Dos Pinguins (March Of The Penguins): Se eu fosse mulher eu diria: "ah, que filminho fofo!!!". Mas a verdade é que eu chorei afu, mesmo sendo espada e matador...

10.Deu A Louca Na Chapeuzinho (Hoodwinked): Pegaram a história da Chapeuzinho Vermelho e perverteram de uma maneira inimaginável. A gente torce para o lobo!!!

11.Menina Má.com (Hard Candy): O título em português afugentou o público do cinema, mas é um grande suspense.

12.Scoop: Scarlett Johansson.

13.Stoned - A História Secreta Dos Rolling Stones (Stoned): Quem tem menos de 30 anos nem sonha quem é Brian Jones. Não sabe quem é o cara? Então não deixe de ver esse filme.

14.Obrigado Por Fumar (Thank You For Smoking): Canastrão até não poder mais! Uma paulada na publicidade e no cinema.

15.Tudo Pela Fama (American Dreamz): Canastrão até não poder mais! Uma paulada nos reality shows e no show business em geral.


Bônus I: A MUSA DE 2006

Bem que a Cicarelli tentou, mas a Karina Bacchi rapou as fichas no apagar das luzes de 2006. O piercing mais famoso do Brasil!!!


Por motivos de força maior, não vamos mostrar a Bacchi da Karina. Não insista!


Bônus II: O FATO DE 2006

Ok, eu vou ter que mencionar o título do Inter. Por mais que parecesse impossível, eles conseguiram. Como gremista só me resta dar os parabéns aos colorados por entrarem no seleto grupo dos campeões mundiais.
Ano que vem estaremos os dois na Libertadores. Vai ser de lascar...

Nenhum comentário: