quarta-feira, novembro 10

O NOVO DISCO DO U2

O novo disco do U2, How to Dismantle An Atomic Bomb, só sai no dia 23, mas graças aquele técnico de som que vazou as músicas na internet, já dá pra encontrar o disco inteiro nos eMules da vida. E que puta disco, o que não é nenhuma novidade em se tratando da banda irlandesa. O disco segue a linha mais rock´n´roll de All That You Can´t Leave Behind e tem sucessos garantidos como Vertigo (o primeiro single), Miracle Drug e Original of The Species. O New Musical Express fez uma resenha detalhada do novo disco, faixa-á-faixa. Vamos a ela então:

Vertigo (3:07)
O primeiro single, e como esperado é excelente. Vertigo apresenta um riff criado por The Edge tão grande quanto Beautiful Day, que complementa perfeitamente os apelos por "Feeel!" (ou sentir) de Bono durante o refrão. "Hello, hello, we´re in a place called Vertigo" (olá, olá, estamos num lugar chamado Vertigo), ele canta. É um hino, provável single número 1 e uma música eletrizante para abrir o álbum.

Miracle Drug (3:54)
Depois da punk Vertigo, Miracle Drug é bem mais lenta, mas ainda assim pesada. "Want to trip inside your head/Spend the day there" (quero viajar por dentro de sua mente, passar o dia por lá), Bono canta. É uma canção de amor, com batidas tribais e um refrão maciçamente guiado pela guitarra. Poderia ser um single.

Sometimes You Can´t Make It On Your Own (5:02)
Depois de dois números totalmente rock, Sometimes...é a primeira balada. Amparado por simples guitarras repicantes e bateria que lembra Where the Streets Have no Name, Bono canta "You don´t have to put up a fight/You don´t always have to be right...let me take some of the punches for you tonight" (você não tem sempre que puxar briga, você não tem que estar sempre certo(a), deixe-me levar alguns socos por você essa noite). O sentimento é bem parecido com Everybody Hurts, do REM.

Love and Peace or Else (4:47)
Um rosnado industrial e um monte de barulhos no estilo de Nine Inch Nails escondem a introdução sussurrada de Bono, antes que a canção evolua para um refrão glamouroso, de acompanhar com palmas, "Give me love and peace" (me dê paz e amor), canta Bono. É a primeira insinuação sobre seu lado político, com referências a "troops on the ground" (tropas no terreno). Uma linha de baixo vibrante faz com que ela soe um pouco como Black Rebel Motorcycle Club.

City of Blinding Lights (5:44)
O segundo momento próprio para grandes estádios. Um belo piano abre a canção, que soa como With or Without You atualizada, Bono em um estado de espírito reflexivo, cantando, "The more you see, the less you feel." (quanto mais você vê, menos você sente)

All Because of You (3:37)
Guitarras da era Achtung Baby amparam umas das canções mais intimistas de Bono até hoje. "I´m not broke but you can see the cracks" (não estou partido, mas você ver as rachaduras), ele canta. A letra sugere que ele pode andar pelos corredores da ONU, encontrar com presidentes e ser capaz de telefonar para o Papa de seu celular, mas às vezes ele gostaria de ser o velho e simples Paul Hewson.

A Man and a Woman (4:25)
Se a primeira metade do disco é direta, simplesmente rock, de agora em diante fica mais obscura. A Man and a Woman é a última das canções de rock diretas lidando com temas similares de amores perdidos.

Crumbs From your Table (4:57)
Comparada com Vertigo e All Because of you, Crumbs...é uma das canções menos importantes do álbum. Poderia provavelmente ter sido um lado B.

Ones Step Closer (3:50)
Uma faixa com som ambiente que o velho produtor da banda, Brian Eno, ficaria orgulhoso, é o ponto alto da segunda metade de How to Dismantle.... Bono está desanimado, ou em suas palavras "has crossed the road from hope" (cruzou a estrada da esperança) está resignado com seu destino. "A heart that hurts is a heart that beats" (um coração que dói é um coração que bate), ele canta. Será o momento de isqueiros acesos no estádio, na turnê do ano que vem.

Original of the Species (4:33)
Mantendo o clima mais calmo da segunda metade do álbum, Original...um arranjo de cordas sutis e cinematográficas fazem suporte a um belo piano. Cresce até se transformar numa balada épica, bem clássica do U2.

Yahweh (4:20)
O título é a transcrição da palavra hebraica para o nome de Deus, então é apropriado que a canção que fecha o álbum seja um apelo pela paz. "Take these hands, don´t make a fist" (aceite essas mãos, não feche o punho), Bono canta, "Take this mouth, give it a kiss" (aceite essa boca, dê-lhe um beijo).

Fast Cars (bonus track)
Pouco provável de estar na versão do álbum para o Reino Unido, essa faixa atualmente está prevista para inclusão na versão japonesa apenas. É uma tragédia para os fãs britânicos do U2, porque é de longe a canção mais excitante do álbum. Com uma marcante influência da música do Oriente Médio, é também de onde saiu a frase "How to dismantle and atomic bomb" que dá nome ao álbum. NME apela: ponham essa faixa no álbum britânico!

O veredito da NME:
Para os fãs a espera daquele som clássico do U2, valeu à pena esperar por How to Dismantle and Atomic Bomb. Algumas faixas fortes - principalmente na primeira parte do álbum - garantem que esse disco será um sucesso estrondoso de vendas e preparará a banda para alguns fenomenais shows ao vivo no ano que vem.


O novo do U2
Eu já tenho. Viva a pirataria!!!!

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