quarta-feira, abril 7

WELCOME TO THE JUNGLE

Uma vez um amigo me disse: "o Guns'n'Roses é a maior banda da nossa geração". E ele estava certo. Para quem tem entre 25 e 35 anos, nenhuma banda foi maior que o Guns'n'Roses. Eles surgiram em 1987 com o álbum Appetite For Destruction e simplesmente estouraram, devolvendo o bom e velho rock'n'roll às paradas. O GNR tinha todos os atributos que formam as bandas que se tornaram lendárias no rock: um guitarrista talentoso, um baixista cool e um baterista malucão para agradar os meninos e um vocalista com pose de galã, para povoar os sonhos das meninas. Tudo isso junto à uma atitude totalmente punk, com vários escândalos envolvendo drogas, mulheres e arruaças. Na década de 80, onde o rock'n'roll foi substituído pelo pop nas paradas, o GNR chegou para arrebentar. A fórmula era tão boa que a banda poderia ser considerada mais uma armação de gravadora, mas o passado trilhado em bares e clubes de Los Angeles referenda ainda mais a credibilidade dos caras. Com o apoio da MTV, que rodava incessantemente o clip de Sweet Child O'Mine, não foi difícil o GNR se tornar a maior banda do mundo na época.

Com a carreira já consolidada com os dois primeiros discos, o GNR tomou uma iniciativa considerada histórica no rock, lançou simultaneamente dois álbuns duplos - Use Your Illusion I e II. E contrariando qualquer expectativa mercadológica, os discos tiveram enorme sucesso. O seu lançamento mundial simultâneo causou tumulto nas lojas de discos, por causa dos fãs que não aguentavam esperar mais nem um minuto pelo novo lançamento da banda. Por mais que alguns críticos digam que Use Your Illusion nada mais era que uma egolatria do vocalista Axl Rose, a verdade é que os discos formam uma obra-prima do rock. Poucas vezes na história da música se viu angústias serem transformadas em belas músicas como nesses discos. A vida atribulada de Axl, somada à instabilidade da banda, resultou em canções históricas como November Rain - talvez uma das melhores músicas (e clip) já feitas - Estranged, You Could Be Mine, Double-Talkin'Jive, Pretty Tied Up, Civil War, Yesterdays e as covers Knockin' On Heaven's Door e Live And Let Die. Depois do disco seguinte - The Spaghetti Incident, só de covers - onde a banda já estava totalmente descaracterizada, o GNR entrou num período de recessão que se estende até hoje. Rumores falam do lançamento de um disco, Chinese Democracy, mas os sucessivos adiamentos de seu lançamento já deixaram os fãs mais do que céticos com a possibilidade da volta do GNR. Axl Rose ainda fez alguns shows com uma formação totalmente diferente da clássica, como o show antológico do Rock In Rio 3, mas a possibilidade de um retorno é considerada quase nula. Enquanto isso, os fãs aguardam ansiosamente mais um disco da banda, nunca perdendo a esperança de ver de novo aquela que foi A MAIOR BANDA DE ROCK DA NOSSA GERAÇÃO.

Enquanto Chinese Democracy não vem, eu sigo escutando os Use Your Illusion, e tentando conter as lágrimas ao escutar canções como November Rain...

... and when your fears subside
and shadows still remain
I know that you can love me
when there's no one left to blame
so never mind the darkness
we still can find a way
'cause nothin' lasts forever
even cold november rain..."


Nenhum comentário: