Uma das melhores coisas em se baixar filmes da internet é poder encontrar bons filmes antigos que ainda não saíram em DVD no Brasil. Uma dessas injustiças é Clube dos Cinco (The Breakfast Club, John Hughes. EUA, 1985), um clássico do mestre do cinema adolescente John Hughes. Na época, Hughes era considerado o "Steven Spielberg dos filmes adolescentes", enfileirando sucessos como Gatinhas e Gatões, A Garota de Rosa Shocking, Mulher Nota 1000 e Curtindo a Vida Adoidado, filmes que marcaram toda uma geração e consolidaram o gênero teen movie. Contando com um elenco estelar para a época - Emilio Estevez, Ally Sheedy, Judd Nelson, Anthony Michael Hall e a atriz fetiche do diretor, Molly Ringwald - Clube dos Cinco conta a história de cinco alunos de uma escola, muito diferentes entre si, que ficam de castigo em pleno sábado. A medida que o tempo passa, eles vão se tornando amigos e mostrando a sua verdadeira personalidade, até então escondida atrás de um estereótipo - a "princesinha", o "marginal", o "esportista", o "CDF" e a "estranha". As máscaras caem e todos se descobrem que, no fundo, são iguais entre si.
Clube dos Cinco hoje em dia pode ser considerado um filme ingênuo, principalmente se for visto pela geração atual. Porém, para quem viveu aquela época, o filme é um símbolo das perguntas sem respostas que formaram o pensamento da tal "generation X". A parte triste da história do filme é que hoje em dia os cinco atores principais são totalmente desconhecidos. Já a parte boa é que Hughes está planejando lançar a continuação da história, mostrando o que aconteceu com os personagens 20 anos depois - a idéia também é fazer a continuação de Curtindo a Vida Adoidado e A Garota de Rosa Shocking. Pode não ser um estouro de bilheteria, mas com certeza as salas de cinema ficarão repletas de trintões nostálgicos.
O Clube dos Cinco
P.S.: E depois de Clube dos Cinco e O Corvo, agora vou a caça de The Doors, Vidas Sem Rumo e Tuff Turf. Não fico esperando pela boa vontade das distribuidoras...
Nenhum comentário:
Postar um comentário