sábado, março 19

FUCK, YEAH!

Eu não sei se o fato de Team America (Team America: World Police, Trey Parker, EUA, 2004) não entrar em cartaz nos cinemas brasileiros é por causa da crítica ao modo americano de resolução de problemas, ou se foi porque Jerry Bruckenheimer se sentiu magoado por ver a sua fórmula de blockbusters ser tão avacalhada ou se é por pura burrice das distribuidoras brasileiras mesmo. A única certeza é que o público brasileiro perde a oportunidade de ver uma hilária comédia feita pelas mesmas cabeças doentes que fazem o South Park. Não precisa dizer mais nada, né?

Team America é uma sátira descarada aos filmes produzidos por Jerry Bruckenheimer, tais como Independence Day e Pearl Harbor - que inclusive é citado diretamente numa das canções da trilha sonora de Team America - e à política de "atire antes, pergunte depois" do presidente George W. Bush. Mas nada que se limite por aí. Entram na roda também o ditador coreano Kim Jong Il, o documentarista Michael Moore e vários atores como Alec Baldwin, Sean Penn, Tim Robbins e Sean Penn. Pelo visto, nenhum deles gostou muito da brincadeira, principalmente Penn, que inclusive publicou uma nota repudiando o filme por usar sua imagem indevidamente. A história é a seguinte: para acabar com a ameaça terrorista que assola o mundo, a equipe do título recruta Gary Johnston, um ator canastrão - claramente inspirado em Ben Affleck - para se infiltrar entre os terroristas e descobrir seus planos. Eles descobrem que Kim Jong Il está preparando um atentado a nível mundial, apoiado pelo Sindicato dos Atores de Hollywood, presidido por Alec Baldwin, que é, na opinião de Gary, "o melhor ator do mundo". Enquanto isso, clichês vão sendo avacalhados na tela, como o romance entre o ator e a all-american-girl da equipe (com direito a uma bizarra cena de sexo), rasos dramas pessoais, baladinhas românticas (romãnticas?), demonstrações de lealdade, a volta por cima dos mocinhos prestes a morrer, o discurso motivador do herói no final (a melhor cena do filme)... Enfim, tudo que você se acostumou a ver com um balde de pipoca na mão. Ah, e todos os personagens são marionetes, com direito a fios aparecendo e tudo.

Nada que vá mudar o mundo, mas serve pra dar muitas gargalhadas. Principalmente com Matt Damon (quando você ver o filme, vai entender).

Team America
O Team America destruíndo Paris para prender alguns barbudos do Oriente Médio.

Nenhum comentário: